segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Crítica: 2 Coelhos

Este é um filme que você pode julgar pela capa: ruim
Por mais modernos que nós queiramos ser, um filme ainda é a arte de se contar uma história. Podemos copiar estilisticamente o Guy Ritchie e o Tarantino ao extremo, colocando todos os elementos para se fazer um filme cool, moderno. Milhões de frases de efeito, ângulos não convencionais, abusar da câmera lenta, estrutura não-linear da trama, Radiohead na trilha sonora... caso a história seja ruim, o filme fatalmente também o é.

E é simplesmente por conta desse quesito que “Dois Coelhos” é um dos piores filmes nacionais dos últimos anos no grande circuito. Há uma empolgação aqui com a forma e se esquece do conteúdo. O resultado é que tudo soa forçado e artificial.

Eu realmente gostaria de estar falando bem dele aqui e agora. Afinal, odeio a falácia de que nós brasileiros não somos bons os suficientes para fazer filme pop como os americanos, que só sabemos falar de desgraça em ar documental. No entanto, de nada adianta uma verba expansiva e uma edição primorosa se a história é fraca. 

Por mais desastroso que tenha sido o resultado final, o filme teve um lado bom. Caso vá bem nas bilheterias vai incentivar outros diretores (e patrocinadores) a serem mais ousados. Ainda estou na espera de um diretor brasileiro conseguir de novo unir em um filme pop uma produção bacana com um bom roteiro, como em Tropa de Elite 1  e 2. Agora, se for pra valorizar a forma em detrimento do conteúdo, aí não! Continuemos ao contrário, por favor. Bons exemplos de filmes com linguagem moderna e pós-produção nem tão rebuscada nós temos aos montes no passado recente, como em “Saneamento Básico”, “O Palhaço” e "Reflexões de um Liquidificador". Basta colocar empenho e criatividade para trabalhar que tudo é possível.

Desculpem-me se estou sendo chato aqui. Mas, a história ainda fala mais alto.

Um comentário:

isabella disse...

Consegue ser pior que "Assalto ao Banco Central"? Roteiro, direção e atuações sofríveis! (Só Vinicius de Oliveira se salva, mas não alavanca o filme...)